MANIFESTO


Vivemos neste momento a maior crise deste o 25 de Abril. Crise que vem sendo agudizada por décadas de sucessivos (des)governos, e mais recentemente pela Troika Internacional e pela assinatura do Pacto Orçamental Europeu.

Agora, em nome da Troika e com a desculpa da crise, a ofensiva contra os Serviços Públicos atingiu proporções nunca antes vistas. Assistimos a uma descarada tentativa de desmantelamento do Sector Público, e de esvaziamento das funções sociais do Estado com vista, não só a fazer uma poupança completamente cega e desumana à custa das populações, mas principalmente a favorecer o sector privado e os grandes grupos económicos, transformando direitos constitucionais em negócios e privilégios ao alcance apenas dos mais ricos.

É neste contexto que as lutas empreendidas pelas Comissões de Utentes em defesa dos Serviços Públicos se tornam cada vez mais importantes e urgentes. Podemos afirmar que esta luta tem atingido proporções maiores do que nunca, existindo já centenas de pessoas a participar ativamente nestes movimentos.
São estas pessoas que, coletivamente, definem as formas de luta e as reivindicações empreendendo-as em conjunto com as populações e muitas vezes com o apoio do Movimento Sindical e com as Autarquias Locais.

É dever primordial das Comissões de Utentes despertar consciências. Mostrar às populações que o poder político que governa o nosso país, ao invés de garantir os Serviços Públicos a que os cidadãos têm direito, é o grande responsável por este retrocesso sem precedentes.
Foram os sucessivos Governos que ao longo dos anos foram agravando em muito o custo dos bens e dos serviços, que cortaram nas pensões, nos salários dos trabalhadores, nos rendimentos das famílias, foram os Governos da política de direita que atiraram milhares de pessoas para o desemprego e que liquidaram uma série de serviços e degradaram outros, atingindo principalmente, áreas como os Transportes, a Saúde, a Educação, a Segurança Social, a Justiça, as SCUT, a habitação, a água, a energia.

É dever destas Comissões mobilizar pessoas de todos os quadrantes políticos, despertá-las para a importância da luta, mostrar-lhes que há alternativa e ganhá-las para a construção dessa mesma alternativa.

Quem luta nem sempre ganha, mas quem não luta perde sempre!
Foi com este espírito que foi criada a CUT SAC/F.

Sem comentários:

Enviar um comentário